Município

Mapa antigo de Sacramento

Mapa antigo de Sacramento

O atual território onde se encontra o município de Sacramento, em Minas Gerais, foi explorado por desbravadores que partiram do povoado do Desemboque, importante centro político e sede de um movimento de garimpos do século XVI. À medida que os garimpeiros retiravam o ouro que se encontrava mais na superfície da área dos córregos, migravam para as áreas mais distantes em busca de mais ouro.

O vigário do Desemboque, Padre Hermógenes Casimiro de Araújo Bruswick, em 1808 partiu com um grupo de exploradores em direção a Goiás. Quando a expedição atingiu o Ribeirão Borá (Rio que corta a cidade de Sacramento), encontrou no local, um significativo número de garimpeiros e mineradores. O padre Hermógenes levantou um cruzeiro e ao seu pé celebrou a primeira missa daquela região, posteriormente fez construir um pequeno oratório dedicado ao Santíssimo Sacramento. Logo quando retornou ao povoado, requereu ao Rei Dom João VI licença para levantar uma capela no local, esse foi o primeiro ato para a criação da freguesia de Sacramento. A Capela construída pelo Cônego Hermógenes foi fundada em 24 de agosto de 1820, sendo esta a data de comemoração da fundação da cidade de Sacramento.

Quando Sacramento tornou-se vila em 1870, Desemboque já não representava um centro político, uma vez que não se encontrava ouro com facilidade na região e o campo político e decisório era a então Vila do Santíssimo Sacramento, que passava por inusitado progresso, já que a maioria da população do Desemboque migrou para a atual cidade de Sacramento, por possuir terras mais férteis, e os garimpeiros passaram a plantar e criar gado. Em 1872, foi fundado a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro que viria a transformar a economia de diversas cidades e foi responsável por atrair imigrantes italianos à região de Sacramento, que passaram a cultivar. A expansão cafeeira proporcionou uma crescente na economia local, a cidade foi uma das primeiras a exportar o café, o que trouxe muita riqueza a cidade e possibilitou diversas inovações para a época, como cinemas a querosene, usina hidroelétrica e consequentemente o bonde elétrico rural e as construções dos casarões dos barões do café, foco deste trabalho.

Deixe um comentário